BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços
Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Clima

Exigências climáticas

A bananeira, planta tipicamente tropical, exige calor constante, precipitações bem distribuídas e elevada umidade para o seu bom desenvolvimento e produção.

Temperatura

A temperatura é um fator muito importante no cultivo da bananeira, porque influi diretamente nos processos respiratórios e fotossintéticos da planta, estando relacionada com a altitude, luminosidade e ventos. A faixa de temperatura ótima para o desenvolvimento das bananeiras comerciais é de 26-28oC, com mínimas não inferiores a 15oC e máximas não superiores a 35oC. Abaixo de 15oC a atividade da planta é paralisada e, acima de 35oC, o desenvolvimento é inibido, principalmente devido à desidratação dos tecidos, especialmente das folhas. O efeito da temperatura é tanto mais prolongado quanto maior for a sua duração. Temperaturas baixas podem provocar o "engasgamento" da inflorescência e o aparecimento de "chilling".

Precipitação

Para obtenção de colheitas economicamente rentáveis, considera-se suficiente uma precipitação, bem distribuída, de 100 mm/mês, para solos com boa capacidade de retenção de água, a 180 mm/mês para aqueles com menor capacidade. Assim, a precipitação efetiva anual seria de 1.200-1.800 mm/ano. Abaixo de 1.200 mm/ano os climas são considerados marginais e a bananeira somente sobrevive e frutifica se o clone plantado for tolerante ou resistente à seca ou se for utilizada a prática de irrigação. A deficiência de água é mais grave nas fases de diferenciação floral (florescimento) e início da frutificação. Quando ocorre severa deficiência de água no solo, a roseta foliar se comprime, dificultando ou até mesmo impedindo o lançamento da inflorescência.

Luminosidade

A bananeira requer alta luminosidade; no entanto, o fotoperíodo parece não influir no seu crescimento e frutificação. O efeito da luminosidade sobre o ciclo vegetativo da bananeira é bastante evidente. Cultivos de banana Cavendish bem expostos à luz podem ser colhidos aos 8,5 meses; sob pouca luminosidade o ciclo pode chegar a 14 meses.

Vento

O vento é um fator climático importante, podendo causar desde pequenos danos, até a destruição do bananal. Ventos inferiores a 30 km/h, normalmente, não prejudicam a planta. Os prejuízos causados pelo vento variam com a sua intensidade, podendo proporcionar: a) "chilling", no caso de ventos frios; b) desidratação da planta em conseqüência de grande evaporação; c) fendilhamento das nervuras secundárias; d) diminuição da área foliar pela dilaceração da folha fendilhada; e) rompimento de raízes; f) quebra da planta; g) tombamento da planta.

Umidade relativa

A bananeira, como planta típica das regiões tropicais úmidas, apresenta melhor desenvolvimento em locais com médias anuais de umidade relativa superiores a 80%. Esta condição acelera a emissão das folhas, prolonga sua longevidade, favorece a emissão da inflorescência e uniformiza a coloração dos frutos. Contudo, quando associada às chuvas e a temperaturas elevadas, favorece a ocorrência de doenças fúngicas, principalmente a Sigatoka.

Altitude

A bananeira é cultivada em altitudes que variam de 0 a 1.000 m acima do nível do mar. A altitude influencia nos fatores climáticos (temperatura, chuva, umidade relativa, luminosidade, entre outros) que, conseqüentemente, afetarão o crescimento e a produção da bananeira.
Com as variações de altitude, a duração do ciclo da bananeira se altera. Em regiões tropicais de baixa altitude (zero a 300 m acima do nível do mar) o ciclo de produção da bananeira, principalmente do subgrupo Cavendish, é de 8 a 10 meses, enquanto que, em regiões localizadas a 900 m acima do nível do mar, são necessários 18 meses para completar o seu ciclo. Comparações de bananais conduzidos sob as mesmas condições de cultivo, solos, chuvas e umidade evidenciaram aumento de 30 a 45 dias no ciclo de produção para cada 100 m de acréscimo na altitude.

Nenhum comentário: