BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços
Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Quando colher e como colher

Quando Colher

Para as cultivares Prata e Maçã, recomenda-se a colheita quando do desaparecimento das quinas ou angulosidades da superfície dos frutos. No caso das cultivares Terra, Figo Cinza, Figo Vermelho e Marmelo, este critério não é utilizado, pois as quinas permanecem até a maturação do fruto. Assim, recomenda-se a colheita quando os frutos do meio do cacho apresentarem diâmetro máximo. Outro critério é cortar longitudinalmente um dedo da primeira penca. Se a coloração da penca estiver rósea, o cacho pode ser colhido.
O critério para colheita das cultivares do grupo Cavendish (Nanica, Nanicão e Grande Naine) é o grau de maturidade fisiológica do fruto. Denomina-se como grau, a medida que representa, em um calibrador de diâmetro, a fração de 1/32" (0,79375 mm). Sua determinação é feita por meio de um calibre que dá a distância, em milímetros, entre as duas faces laterais do fruto.
Um critério que pode ser usado para todos os grupos é a idade do cacho a partir da emissão do coração. Nesta ocasião marca-se a planta com fita plástica, usando-se diferentes cores para as várias datas de emissão. Quando da colheita, a qual pode variar de 100 a 120 dias após a emissão do coração, um gerente de campo de posse de planilha de controle orienta os operários para a colheita do cacho das plantas marcadas com uma determinada cor da fita.

Como colher

Nas cultivares de porte médio-alto (Nanicão) e alto (Prata, Pacovan, Terra), a colheita é efetuada por dois operários. Um corta parcialmente o pseudocaule à meia altura entre o solo e o cacho, e outro evita que o cacho atinja o solo, segurando-o pela ráquis ou aparando-o sobre o ombro. O primeiro operário corta então o engaço e o cacho é transportado até o carreador ou cabo aéreo, sobre travesseiro de espuma, colocado no ombro do segundo operário. Nas cultivares de porte baixo a médio (Figo Anão, Prata Anã, D’Angola), a colheita pode ser feita por apenas um operário.

4 comentários:

Unknown disse...

Mt da hora o seu texto. Tenhos três artigos qe talvez acrescentem ao assunto:
Mudas de banana pacovan
Doenças e pragas da bananeira: Sigatoka
Mal do panamá na bananeira
Vlw! ;-)

Unknown disse...

qual o criterio para saber o tipo de banana que tenho em meu quintal?

Kelly disse...

Quando devo colher a banana roxa

Unknown disse...

Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.