BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina
Compare Produtos, Lojas e Preços
Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Importância Econômica


A cultura da banana ocupa o segundo lugar em volume de frutas produzidas no Brasil e a terceira posição em área colhida. Entre as frutas mais consumidas nos domicílios das principais regiões metropolitanas do País, a banana somente é superada pela laranja. Consumida pelas mais diversas camadas da população, a banana se faz presente na mesa dos brasileiros como um alimento, não apenas como sobremesa.
Entre os diversos tipos de bananas, a ‘Prata’ é a mais consumida, seguida da ‘banana d´Água’ e ‘Maçã’. O peso das despesas com banana em relação às despesas das famílias com alimentação, representa muito pouco, mesmo nas classes de menor renda e nas regiões metropolitanas mais carentes. A parcela da renda auferida pelas famílias brasileiras residentes nas principais regiões metropolitanas do país que é gasta na compra de banana corresponde a 0,87% do total das despesas com alimentação.
A produção brasileira de banana está distribuída por todo o território nacional, sendo a região Nordeste a maior produtora (34%), seguida das Regiões Norte (26%), Sudeste (24%), Sul (10%) e Centro-Oeste (6%). A área plantada no Brasil é de cerca de 520 000 ha, dos quais Rondônia participa com cerca de 8000 ha, registrando-se baixos rendimentos para a cultura, mesmo considerando os dados fornecidos pelo IBGE, em cachos/ha.
Embora a região Norte apresente excelentes condições de clima e solo para a produção de banana de alto padrão de qualidade, embora tenha sido a região que apresentou o maior crescimento em área plantada no Brasil, ainda é preciso superar, em grande parte, a baixa eficiência na produção e no manejo pós-colheita. São vários os problemas que afetam a bananicultura dessa região, que, de modo geral, apresenta baixo nível de tecnificação, resultando em baixa produtividade e qualidade dos frutos.
Neste sentido, acredita-se que a elaboração de um sistema de produção para o Estado de Rondônia, possa contribuir para alavancar o crescimento qualitativo desta cultura, uma vez que, o sistema proposto agrega avanços tecnológicos capazes de dar o suporte necessário a este crescimento.

Um comentário: